A VIDA ETERNA É CONHECER AO PAI DE JESUS CRISTO COMO O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A JESUS, O FILHO DE DEUS, COMO O SEU CRISTO, SEU ENVIADO A NOSSO FAVOR. CONHECER, NESTE CASO, NÃO SIGNIFICA ADQUIRIR CONHECIMENTO MENTAL, MAS É O MESMO VERBO USADO PARA COABITAR, OU SEJA, CONHECER INTIMAMENTE. E, QUANDO BUSCAMOS CONHECÊ-LO INTIMAMENTE, ELE MANIFESTA SUA GLÓRIA. QUE ISSO COMECE EM NÓS E INVADA A TERRA! AMÉM.

Para organizar seus estudos...

... selecione um marcador e persiga os textos postados, a começar pelos mais antigos. Procuramos manter os estudos "linkados" entre si, para um acesso mais fácil e com continuidade.


quarta-feira, 26 de novembro de 2008

UMA BOA NOTÍCIA

Tenho para Você uma boa notícia. Aliás, excelente. Para que nos situemos, preciso que se recorde dos santuários e templos das várias religiões que conhece ou das quais já ouviu falar. Por exemplo: as grandes catedrais católicas, as mesquitas muçulmanas, os templos hindus, budistas e ecumênicos, como o Templo da Boa Vontade que está em Brasília. E, até mesmo, alguns templos da Igreja Cristã Reformada.

Leia, antes, o post: Premissa Essencial.

Há no ser humano um grande desejo de erguer aos seus deuses lugares de habitação, moradias, templos, onde possam receber adoração, sacrifícios, preces. Nas histórias das civilizações mais antigas, também, encontramos edificações e, até mesmo, bosques e rios com estas finalidades. Isso não foi diferente na História do Povo Judeu, escolhido por Deus para ser um povo separado e que manifestaria Sua Luz a todos os demais povos. O próprio Deus havia dado a Moisés o modelo do Tabernáculo e da Tenda da Congregação, onde a Glória de Deus Se manifestava e Deus falava com Moisés. Mas, nos dias de Davi, desejou o rei construir para Deus uma casa, onde Ele pudesse habitar, já que o próprio rei morava em palácios. Embora afirmando que Deus não habita em tendas nem em templos feitos por mãos de homens, o Senhor permitiu que o desejo de Davi se tornasse real nos dias de seu filho, Salomão. Salomão construiu um templo magnífico, inigualável e o dedicou ao Nome do Senhor, pedindo que o próprio Deus ali fizesse habitar Sua glória e ouvisse as preces do Seu povo naquele lugar ou de onde estivessem para lá voltados. E a Glória de Deus realmente Se manifestou ali com tamanha força e intensidade que os sacerdotes que ministravam adoração ao Senhor não podiam permanecer em pé.

Aquele templo construído por Salomão, ao longo dos séculos, foi dilapidado, profanado e, por fim, destruído. O povo judeu nunca cessou de tentar reconstruí-lo, embora não o tenham feito com a mesma magnitude e grandeza. Na época em que Jesus viveu historicamente em Israel, Ele mesmo esteve no Templo várias vezes, demonstrando, inclusive, zelo e ira devido ao comércio descaradamente feito no Templo. Aliás, algumas das acusações que O levaram à condenação de morte tinham a ver com a destruição e reconstrução do Templo, conforme interpretação dos Seus acusadores.

Cabe aqui a boa notícia de que falamos. Jesus mesmo começou a modificar a perspectiva sob a qual devemos ver a Casa, o Templo, o Santuário de Deus, quando afirmou: “o Reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17:21) e “quem Me ama obedecerá à Minha Palavra e o Meu Pai o amará. E o Meu Pai e Eu viremos viver com Ele” (João 14:23) . E foi em I Coríntios 3:16s que o Espírito Santo deixou bem claro para nós:

Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Agora, pela Graça de Deus, o Templo de Deus foi deslocado de uma suntuosa e magnífica construção em ouro, pedras preciosas e madeiras caríssimas, para dentro de nós! Sim, o Espírito de Jesus Cristo não habita em tendas, nem em templos feitos por mãos de homens: Ele mora dentro dos corações daqueles que crêem em Jesus Cristo! Isto é maravilhoso! Já não há um lugar onde se deva ir para adorar a Jesus e a Seu Pai ou para receber ensino e direção do Espírito Santo. Já agora os verdadeiros adoradores podem adorar a Deus em seus próprios espíritos, pois o Espírito Santo mora dentro deles. E todo temor de que não sejamos dignos, como realmente não somos, dá lugar à nossa entrega total à Graça de Deus, que recebemos em Jesus Cristo.

Condição essencial para que sejamos Templos do Espírito Santo é que creiamos em Jesus não apenas com nossas bocas, mas que isso seja vida em nós, levando-nos a caminhar com Ele, chamados, escolhidos, remidos e movidos por Sua Graça, firmados em e pela Sua Palavra Escrita e Revelada a nós, pelo próprio Espírito Santo, que habita em nós. Se assim nos achegamos ao Senhor Jesus, pela fé, que, também, é fruto da Graça, podemos nos fiar na certeza de que:

o santuário de Deus, que somos nós, é sagrado.

Sagrado, ou seja, feito santo pelo próprio Deus, pela Sua Graça, já que não merecíamos, não tínhamos e não temos mérito algum para isso. Assim, se Você caminha com Jesus Cristo, Você é Templo de Deus e o Espírito Santo habita em Você! As paredes que nos cercam quando nos reunimos para celebrar ao Senhor, nos salões que, no meio evangélico, substituíram aos grandes templos, não constituem o Templo de Deus, hoje. Deus habita em pessoas que crêem em Jesus Cristo e está com elas, quando estão sozinhas, quando trabalham, dormem, comem ou caminham pelas ruas. Está com elas quando se reúnem em suas casas ou igrejas para adorar a Deus ou apreender Seu Evangelho, não porque o Senhor habite naquelas construções, mas porque habita em cada um dos que crêem em Jesus. E porque prometeu que, onde dois ou três estivessem reunidos em Seu Nome, estaria ali. E, é claro, Sua Presença Gloriosa poderá se manifestar de forma intensa, profunda, majestosa, indescritível toda vez que os adoradores, templos do Espírito Santo, reunidos, O adorarem em espírito e em verdade, sem quaisquer outras motivações que não sejam a de buscá-lO, encontrá-lO e dar-Lhe prazer.

Leia, também, Perguntas Existenciais, Respostas Essenciais.
Jackeline Sarah
jackelinesarah@compromissokandeya.com
Postado, originalmente, em 27/06/07

Nenhum comentário: