Tenho para Você uma boa notícia. Aliás, excelente. Para que nos situemos, preciso que se recorde dos santuários e templos das várias religiões que conhece ou das quais já ouviu falar. Por exemplo: as grandes catedrais católicas, as mesquitas muçulmanas, os templos hindus, budistas e ecumênicos, como o Templo da Boa Vontade que está em Brasília. E, até mesmo, alguns templos da Igreja Cristã Reformada.
Leia, antes, o post: Premissa Essencial.

Aquele templo construído por Salomão, ao longo dos séculos, foi dilapidado, profanado e, por fim, destruído. O povo judeu nunca cessou de tentar reconstruí-lo, embora não o tenham feito com a mesma magnitude e grandeza. Na época em que Jesus viveu historicamente em Israel, Ele mesmo esteve no Templo várias vezes, demonstrando, inclusive, zelo e ira devido ao comércio descaradamente feito no Templo. Aliás, algumas das acusações que O levaram à condenação de morte tinham a ver com a destruição e reconstrução do Templo, conforme interpretação dos Seus acusadores.
Cabe aqui a boa notícia de que falamos. Jesus mesmo começou a modificar a perspectiva sob a qual devemos ver a Casa, o Templo, o Santuário de Deus, quando afirmou: “o Reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17:21) e “quem Me ama obedecerá à Minha Palavra e o Meu Pai o amará. E o Meu Pai e Eu viremos viver com Ele” (João 14:23) . E foi em I Coríntios 3:16s que o Espírito Santo deixou bem claro para nós:
Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Agora, pela Graça de Deus, o Templo de Deus foi deslocado de uma suntuosa e magnífica construção em ouro, pedras preciosas e madeiras caríssimas, para dentro de nós! Sim, o Espírito de Jesus Cristo não habita em tendas, nem em templos feitos por mãos de homens: Ele mora dentro dos corações daqueles que crêem em Jesus Cristo! Isto é maravilhoso! Já não há um lugar onde se deva ir para adorar a Jesus e a Seu Pai ou para receber ensino e direção do Espírito Santo. Já agora os verdadeiros adoradores podem adorar a Deus em seus próprios espíritos, pois o Espírito Santo mora dentro deles. E todo temor de que não sejamos dignos, como realmente não somos, dá lugar à nossa entrega total à Graça de Deus, que recebemos em Jesus Cristo.
Condição essencial para que sejamos Templos do Espírito Santo é que creiamos em Jesus não apenas com nossas bocas, mas que isso seja vida em nós, levando-nos a caminhar com Ele, chamados, escolhidos, remidos e movidos por Sua Graça, firmados em e pela Sua Palavra Escrita e Revelada a nós, pelo próprio Espírito Santo, que habita em nós. Se assim nos achegamos ao Senhor Jesus, pela fé, que, também, é fruto da Graça, podemos nos fiar na certeza de que:
o santuário de Deus, que somos nós, é sagrado.
Sagrado, ou seja, feito santo pelo próprio Deus, pela Sua Graça, já que não merecíamos, não tínhamos e não temos mérito algum para isso. Assim, se Você caminha com Jesus Cristo, Você é Templo de Deus e o Espírito Santo habita em Você! As paredes que nos cercam quando nos reunimos para celebrar ao Senhor, nos salões que, no meio evangélico, substituíram aos grandes templos, não constituem o Templo de Deus, hoje. Deus habita em pessoas que crêem em Jesus Cristo e está com elas, quando estão sozinhas, quando trabalham, dormem, comem ou caminham pelas ruas. Está com elas quando se reúnem em suas casas ou igrejas para adorar a Deus ou apreender Seu Evangelho, não porque o Senhor habite naquelas construções, mas porque habita em cada um dos que crêem em Jesus. E porque prometeu que, onde dois ou três estivessem reunidos em Seu Nome, estaria ali. E, é claro, Sua Presença Gloriosa poderá se manifestar de forma intensa, profunda, majestosa, indescritível toda vez que os adoradores, templos do Espírito Santo, reunidos, O adorarem em espírito e em verdade, sem quaisquer outras motivações que não sejam a de buscá-lO, encontrá-lO e dar-Lhe prazer.
Leia, também, Perguntas Existenciais, Respostas Essenciais.
Jackeline Sarah
jackelinesarah@compromissokandeya.com
Postado, originalmente, em 27/06/07
Nenhum comentário:
Postar um comentário