A VIDA ETERNA É CONHECER AO PAI DE JESUS CRISTO COMO O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A JESUS, O FILHO DE DEUS, COMO O SEU CRISTO, SEU ENVIADO A NOSSO FAVOR. CONHECER, NESTE CASO, NÃO SIGNIFICA ADQUIRIR CONHECIMENTO MENTAL, MAS É O MESMO VERBO USADO PARA COABITAR, OU SEJA, CONHECER INTIMAMENTE. E, QUANDO BUSCAMOS CONHECÊ-LO INTIMAMENTE, ELE MANIFESTA SUA GLÓRIA. QUE ISSO COMECE EM NÓS E INVADA A TERRA! AMÉM.

Para organizar seus estudos...

... selecione um marcador e persiga os textos postados, a começar pelos mais antigos. Procuramos manter os estudos "linkados" entre si, para um acesso mais fácil e com continuidade.


sexta-feira, 28 de novembro de 2008

PERGUNTAS EXISTENCIAIS, RESPOSTAS ESSENCIAIS


Para entender melhor, leia, antes, o Post UMA BOA NOTÍCIA.


Em algum momento de nossas vidas, invariavelmente, paramos para nos questionar, é claro que em nível maior ou menor, sobre nossa existência: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Por que existimos? Afinal, há algum sentido nesta vida?

Muitas vezes, aliás, na maioria delas, não encontramos respostas que nos satisfaçam e prosseguimos nossos caminhos, tateando pelo escuro de nossas dúvidas. E, para alguns milhares de pessoas, o vazio existencial torna-se algo tão profundo que gera distúrbios, depressão, dependência química...

Na verdade, a Verdade é muito simples, muito bela, mas de tão simples e bela, torna-se inaceitável para a maioria de nós. Por isso, enquanto escrevo, estou orando para que o Espírito Santo Se mova em sua vida e coração e dê a Você as condições para crer no que a Palavra de Deus nos revela sobre nossa existência.

Você ouviu dizer, é claro, que o ser humano foi criado por Deus. E, certamente, uma de suas perguntas é a esse respeito: mas e esse Deus, quem O criou? Pois, se minha origem está n'Ele, preciso saber quem é Ele e de onde veio...

Quando falarmos de Deus, entenda, primeiramente, que nos referimos ao Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que Se revela nas páginas da Bíblia, por escrito, e de forma Viva, através do Espírito Santo, dando vida e entendimento ao que está escrito e, sempre, através da pessoa de Jesus Cristo. Entenda que Deus não é uma energia cósmica, um poder, não é apenas o tudo contido em todas as coisas criadas, não é nenhuma das imagens de deuses que Você já viu por aí.

Deus é o Ser, que nunca foi criado e não tem uma existência limitada aos nossos conceitos de tempo e espaço. Não existe, mas é. Daí nossa dificuldade de entender como pode não ter sido criado nunca, pois temos nossa mente limitada a compreender dentro dos conceitos de tempo e espaço, onde tudo que existe tem que ter um começo e um fim e tem que estar em um determinado lugar e hora. 

Deus é, mas não no tempo e espaço que conhecemos, Deus é na eternidade.

Talvez, Você possa compreender melhor o que estou lhe dizendo, se Você traçar num papel ou na sua imaginação uma linha com um começo e um final. 

início:Gn 1:1----------------------------------------------final: volta de Jesus

Pense que esta linha é a história do universo, de tudo que foi criado; o início desta linha é Gênesis 1:1 e o final se dará na volta do Senhor Jesus. Vamos chamar esta linha de linha da História. Se Você crê na Revelação da Palavra de Deus, certamente considera que tudo o que conhecemos sobre o Homem e sua história está contido nesta linha. Tudo teve um começo e caminha para ter um final. Mas, onde estaria Deus nesta linha? A Palavra nos revela uma das características de Deus, dizendo-nos que Ele é Onipresente, ou seja, está presente em todos os lugares. Certo, mas e antes da linha da História começar, onde Ele estava?

...................................................................................................................................................................
Linha da Eternidade


início:Gn 1:1----------------------------------------------final: volta de Jesus
Linha da História

Agora, peço que trace uma outra linha, acima e paralela à linha da história, mas sem começo e sem final. Como? Bem, imagine isso. Comece e termine a linha fora da folha de papel ou imagine-a como uma linha que nunca começa e nunca termina. Chame-a de linha da Eternidade. 

Consegue imaginar? A Eternidade "acontece" assim e, agora, preciso me desculpar por utilizar termos limitados aos nossos conceitos de tempo e espaço para definir a eternidade, mas saiba que a ela nada disso se aplica perfeitamente. Pois a eternidade não acontece ou existe, ela é assim: não tem começo, não tem fim, não tem hora ou local; tudo o que é na eternidade, é "o tempo todo" e "em todo lugar". Para todo o sempre não consegue definir a eternidade, porque ela já é "antes" do sempre e continua sendo "depois". E é "ali", na eternidade, que Deus é. Ele não existe, nem está. Ele é. É assim que Ele Se apresenta a Moisés: EU SOU. Porque Ele é. EU SOU é o Seu Nome e é Ele. Você pode aceitar isso?

Assim, podemos entender que Deus nunca foi criado, mas antes de todas as criações, Deus é. Jesus Cristo a Si mesmo Se define desta forma: Aquele que era, que é e que há de vir. É isso e isso escapa do que podemos dimensionar, mas não do que podemos crer. Pela fé, meu entendimento se rende ao que não posso compreender. E, quando aceito esta realidade, posso contemplá-la como algo maravilhoso, afinal, todas as coisas não estão acontecendo por aí, de forma jogada, aleatória, fora de controle. Há alguém, o Ser, Aquele que é, que está acima e transcende a todas as coisas e que pode me dar segurança, enfim...

Bem, mas até aqui, respondemos apenas uma pequena parte de nossos questionamentos existenciais e essenciais. Há muito ainda para sabermos. Até aqui, já sabemos que Deus, que nos criou, não foi criado por ninguém, mas é, acima de tudo isso. A mim, esta verdade me tranqüiliza, pois fui criada, assim como toda a criação, por quem realmente é e ponto final. Meu Criador não se sujeita a nada e a ninguém.

É o Cara, mesmo... que bom!

Leia, também, Foi na Eternidade. 

Jackeline Sarah

Postado, originalmente, em 05/07/07
Este texto foi publicado no livro "Construindo o Ninho" - boas notícias que fazem descansar.

Nenhum comentário: